Porque nos preocupamos tanto com o solo para Bonsai?



Quem entra no mundo do bonsai já viu inúmeras discussões sobre o "substrato", a "terra", o "solo" para bonsai. E quem está nos inícios fica enredado com tanta polarização, variedades e muito mais debates sobre este tema, que fica ainda mais confuso que elucidado.

Porque é que o bonsaista se preocupa tanto pelo que vai colocar entre o vaso e a árvore? No final de contas, vemos as árvores no jardim, na floresta ou até na montanha a crescer vigorosamente em solos muito diferentes uns dos outros. Cada vez que vamos ao horto compramos terra de jardim, e parece funcionar bem! Porque é que necessitamos de solo distinto?!? A resposta simples é o tipo de raízes que necessitamos.

E já que é a primeira vez que falo de solos, pergunto: Consideram que qualquer tipo de terra (ou de substrato) será idóneo para criar os nossos bonsais? E aqui a resposta é contundente: NÃO

Precisamos de um solo que nos ajude a desenvolver raízes finas e fibrosas, raízes que possa absorver os nutrientes do seu substrato (E já advirto que é um processo que demora o seu tempo) Sem um número considerável destas raízes a vossa árvore não será forte e saudável como para suportar as podas constantes. Não terá crescimentos vigorosos. Não conseguirá desenvolver gomos numerosos que nos ajudem a repor ramas ou melhorar o desenho.

É realmente terra? Solo?

Comecemos logo por aqui. Não há terra num vaso de Bonsai (nem deve ter) 

Dado que o entorno em que a árvore se vai desenvolver é bastante reduzido tudo tem de estar pensado ao milímetro e na eficácia de cada componente. Comparemos um Bonsai com um automóvel de Fórmula 1, ou uma Nave espacial. Devemos melhorar a eficiência do substrato à 100% para conseguir os melhores resultados, sob pena de perdermos anos de cultivo vendo uma árvore a definhar ou manter-se "na mesma", o que nos ocasionaria tristeza e frustração.  

Podemos ter em consideração que uma árvore pode viver muitos anos num vaso com um substrato inadequado, mas como disse anteriormente, não é a melhor opção para tê-la em pleno rendimento. Descurando o solo podemos perder ramas, ou até a própria árvore. Bonsai requer uma árvore plena, saudável. As podas constantes exigem muito da nossa árvore.

O que está em causa é a saúde das raízes finas. Sem elas "No Party"

As raízes requerem de oxigénio.

Recordem: As raízes precisam de oxigénio para viver. Todo solo que não pode ser oxigenado, se torna anaeróbico, e por conseguinte doentio.

Partimos do principio que o solo do planeta é formado por 50% de sólidos, 25% de água e 25% de ar (mais coisa, menos coisa). Contudo, essa regra é totalmente alterada dentro de um vaso de cerâmica.  Se usarmos terra de jardim, esta com o tempo se compacta e endurece. Com isto, a planta não é devidamente regada e as raízes não conseguem respirar. A formula perfeita para que a planta definha e finalmente morra.

Sendo assim, o oxigénio é primordial para este bom desempenho. Dai que ao longo dos anos, a cultura do bonsai, juntamente com a ciência hortícola,  tem procurado solos com maior porosidade.




E qual é o melhor solo?

Eis aqui o problema!!!! Ninguém fertiliza da mesma maneira. Ninguém rega da mesma maneira (e as águas podem ter diferentes características químicas). Os climas podem ser muito diferentes num raio de 15 quilómetros. E cada espécie tem necessidades diferentes. Dai que a escolha de um substrato pode ser maçador. 

"Muitos dos problemas que vamos encontrar em Bonsai derivam-se de um mau cultivo"

Mas esqueçamos um pouco os ingredientes e pensemos nas necessidades:

As raízes precisam de :

  • Ar
  • Água
  • Nutrientes
Para proporcionar esses requisitos precisamos de um substrato que tenha as seguintes propriedades:

  • Os substratos devem ser porosos. São necessários reservatórios de ar. As raízes não crescem em solo, mas sim nos espaços que esse solo possui.
  • Os Substratos requerem um suplemento de oxigénio que permitam a troca deste por dióxido de carbono.
  • Os substratos devem ter uma boa retenção de água, mas sem manter o substrato encharcado. Neste ponto é necessário um bom equilíbrio.
  • Os substratos tem de ser capazes de reter elementos químicos essenciais para o crescimento da árvore.
  • Os substratos tem de ser capazes de aglutinar as suas partículas. Se as raízes se mexem, perdem grande parte da sua capacidade de crescimento.
Com isto, já começa o debate para desenhar um substrato para Bonsai.
Continuarei em outros  artigos, dado que isto é um tema bastante largo e complexo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequenas dicas para criar bons Nebaris

不完全さ As imperfeições de uma árvore... ou de um Homem.

Materia Orgânica nos Substratos de Bonsai. Será boa ideia?