Evolução de Amieiro 2021
Depois de uma prolongada ausência neste blogue, consegui voltar a colocar os dedos sobre às teclas.
Informo que não me encontro inativo bonsaisticamente, mas tenho andado sem tempo, muito por culpa do meu lago. Mas para mim, Dezembro é uma data muito ativa em Bonsai. São horas de poda e aramação. E com a chegada do um dos meus instrutores à Portugal, tenho de apressar-me.
Todos os anos perco algumas horas neste Amieiro, mas são horas que se desfrutam. O tempo vai passando e vamos aproximando-nos do objectivo.
Tenho trazido lentamente ano após ano o ápice para à esquerda. Este ano até fiz uma fissura, e rezo ao Deus das árvores para que não morra o ápice.
Tive alguns revezes, como a morte de diversas ramas, algo muito comum nesta espécie. Mas terei de esforçar-me mais em prevenção de doenças, alguns aminoácidos, e outros aditivos para evitar a morte prematura das ramas.
Outro inconveniente foi o apodrecimento da madeira morta. Este ano dediquei-me fortemente a proteger a restante madeira, e terei de fazer planos preventivos de 3 em 3 meses.
Espero efectuar outra intervenção em Junho, na hora das desfoliações. Tentarei corrigir algumas ramas que ainda não me satisfazem, enquanto deixo crescer avidamente a ramificação secundária do lado esquerdo.
Que acham da evolução destes 3 anos?
Comentários
Enviar um comentário