Pequenas dicas para criar bons Nebaris

Para os aficionados do bonsai, o Nebari (raiz que fica exposta) é um dos componentes estéticos mais apreciados na hora de apreciar um Bonsai. O Nebari deve transmitir força e conicidade para coincidir com um tronco com semelhantes características. Se desejamos encorajar uma conexão visual com o solo, o Nebari é sempre a primeira etapa a contruir.

Na hora de construir um bom Nebari devemos ter presente que existem 2 tipo de árvores: Aquelas em que as raizes se diferenciam umas das outras, e as que fusionam, criando uma massa contínua.


No caso dos primeiros, as coníferas são os fiéis representantes, assim como os ulmeiros e zelkovas. No caso das árvores que fusionam as raízes, são os Acers o exemplo mais conhecido. Sabendo de antemão estas características, para criar um bonsai o mais realístico possível, devemos ter presente estes pormenores.

A construção do Nebari requer uma boa dose de paciência na hora de transplantar. Devemos pensar que um transplante é uma ação que devemos fazer cada 2-5 anos e que nesse momento devemos dar o melhor de nós para obter um bom resultado.

Para tal devemos pentear as raizes radialmente. Corrigindo a sua posição com ajuda de outros elementos. Pessoalmente, acho que os métodos de Shigeo Ebihara é o melhor para a construção de Nebaris. Utilizo frequentemente em caducas, poupando-me tempo e dores de cabeça. Eu vou alterando a formula ao longo dos anos e das espécies para conseguir o máximo de rendimento. Um crescimento exagerado de uma raiz pode destruir a construção dum Nebari. Dai que nos últimos anos tenho colocado as árvores em coadores sob a terra. Vou analisando que raizes crescem mais do que outros e vou podando-as (mesmo fora da época de transplantes.

Adoro colocar uma peça plástica/tábua por debaixo da árvore, e que está aparafusada contra esta. E vou guiando as raizes com pregos, cordas, etc etc.




Devemos preocupar-nos por fechar as falhas de raizes, seja com enxerto de raízes, ou com a criação de novas. Para tal, nunca devemos deixar as novas raizes morrer por desidratação. utilizemos hormonas enraizantes e musgo nas zonas onde desejamos novas raizes, e criemos as devidas condições para a região esteja sempre húmida. 


Nestes últimos anos tenho criado pequenas redes à volta da árvore com pouco nebari, para ajudar na criação de mais raizes. Neste espinheiro, optei por criar o Nebari desde zero.



Para a criação destas pequenas raizes, o adubo sólido, orgânico, e  de liberação lenta, tem-se mostrado mais eficiente para a criação destas pequenas raizes.  Por isso, tenho usado bastante à volta do tronco. 

E pouco a pouco, com a passagem dos anos, as raízes vão criando uma estrutura bastante sólida e de bela aparência.




 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

不完全さ As imperfeições de uma árvore... ou de um Homem.

O equilíbrio visual (Ou procurando um centro)