Mas afinal o que é Bonsai?

Ao longo destas décadas , fui-me questionando sobre o que é que Bonsai realmente significava para mim...e para os outros.

"Quando mais novos parece que temos a certeza absoluta de tudo. Mas com a passagem dos anos, nos vamos adentrando noutras opiniões; outros mundos; outros pontos de vista. E as nossas certezas vão-se dissipando paulatinamente"

Não vou dizer com isto que me encontro assoberbado com a questão. Nada disso. Até brinco com ela hoje em dia. Num jeito jocoso, questionei muita gente quando este tema se colocava sobre à mesa:

"Mas diz-me, o que achas que é Bonsai?"

E de cada vez que fazia esta pergunta, a grande maioria das pessoas me diziam algo do estilo: 

"São árvores pequeninas, algo que veio do Japão"

Muitas vezes sorri depois desta resposta, como se tivessem caído na cilada. E eu, como um chico muito espertinho, começava a debater e a desconstruir a resposta. E pensava para com os meus botões: "Quão esperto eu sou!!!"

Hoje vou tentar reduzir-me a minha insignificância. Mas dado tudo o que compilei ao longo dos anos, não será fácil. Tomem-no como o delírio de um louco que chegou à crise da meia-idade, e no seu afã de "sabe-se lá o que", está aqui aos gritos neste calhau à volta do Sol. 

Vamos filosofar um pouco...Se formos muito simplistas, podíamos traduzir a palavra “Bonsai” diretamente do japonês, que significa árvore/planta plantada em vaso. Mas isto seria uma definição demasiado incompleta. Bonsai é muito mais do que isso.



Bonsai poderia ser definido como uma forma sofisticada de horticultura, em que se usam "árvores pequeninas que vieram do Japão" Mas mais uma vez caímos na ambiguidade. Pois muitos dirão que é uma forma de arte, uma filosofia e um nobre passatempo.

Podíamos definir o Bonsai apenas como forma de arte, mas essa expressão seria carente de substância. E muito menos que "Bonsai é uma ciência"  porque, embora use muitos conceitos científicos para atingir o sucesso, faltar-lhe-ia a componente espiritual de que todos os praticantes usufruem ao lado das suas árvores. 

E algo muito importante: Bonsai não é um artigo que se possua, como qualquer peça de arte.  O bonsaista não é um proprietário, mas sim um curador. Tem de dedicar uma parte da sua vida à sua obra, que morreria rapidamente sem a sua atenção. O relacionamento é semelhante a o de um pai para com um filho.



E com a passagem dos anos, e correndo pelo mundo fora, Bonsai vai ganhando novas definições. E isto traz novos desafios. 

Quando olhamos para uma árvore/arbusto plantado num vaso, podemos dizer que é Bonsai?

Uma árvore, trabalhada com as técnicas e estilos de bonsai, plantada na terra não pode ser definida como "Bonsai" 

Uma estaca espetada num vaso jamais deveria ser chamada de "Bonsai" É uma ofensa para um verdadeiro "Bonsai" 

E nem todas as espécies do reino vegetal atingem o estatuto de bonsai quando instaladas num vaso. Vejamos o debate aceso entre entusiastas pelas suculentas. Este género de plantas apresenta um caule próximo do verde. E a idade, ou o wabi-sabi, não fica impresso na sua ramificação.

Portucalaria Afra - Pode ser considerado Bonsai?

Continuando com os meus devaneios... 

"O mundo do Bonsai é miniatura, mas o mundo que ele evoca não tem fronteiras"

Mas afinal o que é Bonsai?

Como inicialmente disse que me ia reduzir à minha insignificância vou sugerir a seguinte definição: Bonsai é uma forma de arte, bastante espiritual, e com uma grande componente hortícola/científica, em que se utilizam árvore/arbustos como material de trabalho, e estão plantadas num vaso/bandeja e que (1) evoca a imagem de uma árvore na natureza e/ou (2) transmite uma forte satisfação emocional e intelectual ao espectador.

Mas tal como qualquer forma de arte, Bonsai também tem evoluído ao longo dos anos. Os novos talentos desta forma de arte, tem-se distanciado um pouco da vertente naturalista para criar belas esculturas de arte moderna. Ou seja, tem-se distanciado do ponto (1) para se aproximar mais ao ponto (2) 

Como dizia uma referencia literária chinesa do SEC II:

"Havia um mago que tinha o poder de reduzir as montanhas e lagos para que eles pudessem acomodar-se num pequeno vaso"

O mesmo poderíamos dizer do Bonsai. O bonsaista deve ter a magia (ou a arte) de reduzir de tamanho às árvores, imitando a natureza, mas aplicando um toque pessoal. Uma forma de arte muito especial,  que a torna “diferente” de outras formas de arte. O material, a base, com que trabalhamos, está plena de vida e em constante mutação.

As pessoas sempre tiveram afinidade com a natureza e, na sua ânsia de a ter perto de si, tem-na reproduzido sob formas de arte, sejam elas quais sejam. E neste mundo tão abstracto e distanciado dos ecossistemas naturais, este tipo de empatia para com o meio ambiente tem-se tornado ainda mais importante. Bonsai ajuda-nos a encontrar serenidade e fundir-nos com as nossas raízes ancestrais.

E dado que estamos a falar de arte, os gostos são muito discutíveis e não existe um padrão fixo para definir o que é "Bonsai" do que não é. Sendo assim, "Bonsai" também pode ser definido como "um processo". Um processo de transformação, tal como uma lagarta se transforma em borboleta. 


Cada ano que passa o bonsaista vai modelando a sua escultura, que pouco a pouco vai ganhando forma, até ganhar a honra de se ser chamada de "Bonsai" E este vai começando a refletir, muito gradualmente, o espírito do seu dono, espelhando o seu caracter. Fundindo a alma do "criador" com a sua "criação" 

Com a passagem dos anos, essas esculturas começarão a emanar uma certa aura.  Aura que transmite um respeito pela "obra" Ou seja, niponicamente falando, vai conseguindo o "wabi-sabi". Atinge uma beleza elegante, simples, austera, onde se sente que o tempo deteriora, mas que fica mais belo por isso.

E em comparação a muitas obras de arte, o Bonsai nunca estará concluído. O cambio é algo natural na alma do Bonsai, onde o artista se encontra dominado pelos caprichos da natureza sobre a sua obra. A demanda artística é contínua. Bonsai é sempre uma obra "em construção"





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequenas dicas para criar bons Nebaris

不完全さ As imperfeições de uma árvore... ou de um Homem.

Materia Orgânica nos Substratos de Bonsai. Será boa ideia?