ESPINHEIRO - PRIMEIRAS INTERVENÇÕES

Esta árvore veio para a minha colecção no ano 2018, graças a um Yamadori efetuado a meio de Fevereiro. Esteve em repouso durante todo o ano de 2018 e obteve um bom crescimento e recuperação.


Contudo, cabe referir que na hora do yamadori, sedento de obter o maior número de espécimes, não fiz caso do nebari (raizes que ficam expostas), e que era uma autêntica desgraça.

Honestamente, devemos ter mais precaução na hora de escolher as nossas árvores, pois viverão com muitos defeitos até a hora de algum de nós morrer (ou a árvore ou eu) No meu caso não foi propriamente por falta de habilidade, mas sim por avidez. Admito aqui o meu pecado!

Optei por efetuar a primeira intervenção dado o vigor da mesma. Sabia que tinha muito trabalho pela frente e não queria perder tempo. Comecei por escolher um desenho para futuro. É o primeiro que temos de fazer, escolher o caminho a seguir.  Retirei o excesso de ramas e aramei-as. Dando-lhe  uma forma mais desejável para o meu projeto. Finalmente, retirei o excesso de madeira morta.

Já que os espinheiros são árvores que desenvolvem raízes em pleno inverno, optei por também efetuar o transplante no fim de Janeiro. Isto fez-me recordar o pesadelo que tinha pela frente.

Não satisfeito com o que me era apresentado, optei pela intervenção mais radical: Criar um novo Nebari. Era uma lástima, pois a árvore tinha criado muitas raízes novas. Mas nos dias de hoje não estou com paninhos quentes. Se há algo que não está ao meu agrado, eu atiro-me ao trabalho para fazer melhor.

Descorticei a árvore na zona onde desejava novas raízes. Apliquei pó enraizante, musgo e um novo substrato.

O primeiro ano foi um desastre. Pensei seriamente que tinha assassinado mais uma árvore. Tinha utilizado uma má mistura para esta espécie que não ajudaria à criação das novas raízes. Para além disso,  optei por fazer uma experiência de novos substratos. Na minha zona, Santa Maria da Feira, consigo cortiça granulada. Sempre tive a ilusão de que poderia ser matéria orgânica de difícil decomposição. Nada mais longe da realidade. A cortiça não aguentou nem 2 anos. Desfez-se rapidamente, e por conseguinte nunca mais será usada.

Contudo, o ano de 2020 foi bom para a árvore. E diverti-me a ramificar um pouco. Para além disso, este espinheiro ofereceu-me flores e frutos em abundância. Esqueci-me de tirar uma fotografia. Contudo fica o registo antes do transplante.


Chegada a época de transplantar de 2021, decidi ver como estava a correr o trabalho de raízes. E sem dúvida não foi nada mau. vejam com os vossos olhos:


Sabendo que o resultado tinha sido satisfatório, ainda que com más técnicas, optei por continuar o processo da construção do novo Nebari. Removi grande parte das raízes mais profundas e fiquei apenas com as superficiais. Removi novamente a casca onde não nasceram raízes e novamente apliquei pó enraizante.



Finalmente, fiz uma gaiola à volta do tronco para manter mais húmida a região. E apliquei mais akadama à mistura do que na vez anterior. Com isto, conto ter mais mais sucesso no momento do enraizamento. Deixei 3 ramas de sacrifício na parte mais baixa do tronco par obter raízes mais grossas.




Sobre a ramificação. Deixei as ramas que estão devidamente posicionadas, mas sem me preocupar por elas. Só me interessa que cresçam. A ramificação neste momento é secundária. O que me interessa é a construção do Nebari.

Finalizo este artigo com a ideia que tenho para este projeto. Acredito que fique bem. Agradeço os vossos comentários.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequenas dicas para criar bons Nebaris

不完全さ As imperfeições de uma árvore... ou de um Homem.

O equilíbrio visual (Ou procurando um centro)